quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O Senhor da Pedra.




Na minha terra natal, no último domingo de Agosto, há uma festa secular em louvor ao Senhor Bom Jesus da Pedra. É das celebrações mais importantes daquela ilha, em São Miguel. Sempre foi uma azafama antecipada por longas semanas ao redor deste acontecimento que se mistura com o profano e o religioso.
Nasci uma semana antes do dia (domingo)  mais importante dessa festa e fui  baptizada no Sábado do Senhor da Pedra, com idade de oito dias...Dou-me por satisfeita dos meus pais terem o bom senso e o bom gosto  de não me chamarem ou dado o nome de Maria da Pedra...Não é por nada, mas não gostava...

Bom, há acontecimentos que nos marcam pela vida fora e o Senhor da Pedra é um deles.Foram, pelo menos, 30 anos a festejar esta festa. Na minha estadia por esses dias a norte de Portugal continental, queria muito visitar a capela do Senhor da Pedra, construída numa rocha no meio de uma praia... Não sei por que razão pensei que fosse para os lados de Matosinhos...O que por lá se encontrou foi uma ermida um tanto ou quanto ao abandono, assim me pareceu, com escritos, na sua traseira, de gente maluca ou anarquista, que dá muito mau aspecto e alguma pena ver este desrespeito.


Também está construída numas rochas à beira mar  e  com bela vista para o Oceano. mas nada a ver com a que procurava e que se pode ver em foto da Internet abaixo:


No transporte fui informada que a tal capela ficava para os lados de Vila Nova de Gaia. Alguém disse que era em Miramar, mas não me lembro as razões que me levou a pensar que era para os lados da Afurada. E lá se foi para a Afurada . (risos) Quando não se planeia com antecedência as direcções dá nisso. Nas minhas viagens em passeios não levo aparelhos com buscas a Internet e às vezes fazem falta. A tablette do meu marido tinha ficado no quarto do hotel . De modo que, não houve visita à capela do Senhor da Pedra em  MIRAMAR! Tive pena porque é impressionante a forma onde a implantaram. Fica para uma próxima. 

Sem comentários:

Enviar um comentário