quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Casa da Música, na cidade do Porto.



Visitei a Casa da Música, na cidade do Porto.há menos de um mês. Fez toda a diferença ser guiada.Se assim não fosse via com  olhos menos positivos certos pormenores.


Se entrasse sem guia , sem ouvir as explicações sobre aquele espaço e olhasse para determinados aspectos não ia achar muita graça . Por exemplo, na sala principal que se chama Suggia, nome de uma senhora da sociedade portuense que foi violoncelista importante, as  cadeiras são bonitas, muito confortáveis e com mecanismo de recuo para não haver a necessidade de nos levantarmos quando passam outros expectadores. Todavia, as costas forradas com chapa de alumínio, assim como o pavimento, à primeira vista  dá uma decoração desconcertante  no meio de algum luxo. Porém, contribui para a acústica que dizem ser excelente e muito próxima da perfeição. Realmente a ignorância é atrevida. As janelas envidraçadas em todas as paredes, sendo as laterais em forma de fole, os órgãos a fingirem que são instrumentos musicais, também afixados nas paredes, servem para a mesma  acústica. As folhas de ouro verdadeiro na decoração, em homenagem à traça Histórica portuguesa, dá um toque soberbo  Além disso, o seu arquitecto, o  holandês Rem Koolhaas,  idealizou a sala principal de uma forma democrática. Quer se esteja nas primeiras filas ou nas últimas o som é exactamente o mesmo, assim como o preço de cada bilhete. Foi o que ouvi dizer.


As outras salas, que são para aí umas cinco, não sei bem. circundam à principal. Há uma que é  dedicada às  crianças e bebés, onde tem uma pequena cozinha para aquecer os biberões e a criançada poder observar os seus pais   assistirem ao concerto sem no entanto interferirem em nenhum ruído. Genial!... Também podem se divertir a escorregar num pavimento inclinado... (risos)



 Acho que vale bem a pena a visita guiada. Penso que custa oito euros. Com mais dois euros,  ao todo dez euros, dá para ir ao Parque de Serralves. Compra-se o bilhete ou bilhetes no interior da Casa da Música . As horas da visita não sei. A minha calhou na hora em que entrei.
Agora resta-me a oportunidade para um dia assistir a um concerto na sala Suggia! Querer é poder...       

1 comentário:

  1. Se tivesse de pontuar sobre este texto de 10 a 20 valores , te dava os 20 ,pois aprendeste bem a lição heheheheh Beijinhos

    ResponderEliminar