quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A forma de peixe ...




Há muitos anos procuro por uma forma com o desenho de um peixe ,em vão. Todas as vezes que visito lugares ou cidades portuguesas, do Minho ao Algarve, entro em espaços comerciais, daqueles que suspeito poder haver a bendita forma... e nada! Em Lisboa também percorri vários lugares e nada!

Até que,nessa última viagem que fiz ao Porto, em meados de Agosto, deste ano , ia andando numa rua lateral à Casa da Música e olho para uma drogaria, daquelas bem antigas, cuja montra apresentava umas formas para bolos. Pensei, quem sabe se também tem a do peixe?  Bom, perguntei ao senhor, penso que o dono desse espaço, e a resposta foi negativa, mas que me podia arranjar. Hã? Lá me pediu o contacto, mesmo dizendo-lhe que não sabia quando voltaria àquela cidade. Respondeu-me que não fazia qualquer diferença e que tinha a certeza que havia de voltar... Rimo-nos. De facto só gente do Norte para terem estas atitudes.


Passado uma semana e tal, o telemóvel toca e do outro lado só ouvia falar num peixe. Pensei que fosse algum engano.  Como estava dentro de um automóvel numa auto-estrada, disse que não estava a perceber quase nada e a voz masculina disse que voltaria a telefonar. Ao desligar o telemóvel  caí em mim colocando a hipótese de ser por causa da bendita forma. E assim foi! Não levou meia hora ,volto a receber o telefonema e era mesmo sobre o utensílio ! Nem queria acreditar!

Neste mesmo dia entro em contacto com a  Nandinha, contanto-lhe estas peripécias e dizendo-lhe que não tinha pressa, mas quando pudesse  fazia -me o favor de passar pela drogaria da Avenida de França, assim se chama, para me levantar a forma. Percebi que o senhor não estava interessado em ma enviar  pelo CTT. Como esta gente do Porto é despachada e super gentil, não levou muito tempo e recebo a forma em casa, que foi melhor do que pensava ,por ser de silicone. Não  contente ainda me envia doces típicos da sua terra natal e etc e tal... É claro  que não se pode nunca esquecer estes gestos de gratidão que são , para mim, melhor do que joias valiosas .Não tenho nenhuma dúvida


Só não relatei este assunto mais cedo por ter estado com falta de saúde, causado por um resfriado forte que me deitou para baixo por uns bons dias. Como queria apresentar o pitéu feito, que é um pudim de atum, só agora pude fazê-lo.http://seleccionadas.blogspot.pt/search/label/Atum
Muito agradecida a todos! Nunca me irei esquecer  tais factos.

1 comentário:

  1. Madalena, quando lembro esta história rio a perder por causa do senhor da loja, em que eu lhe pedi um desconto pela forma, dizendo que a minha amiga era de Lisboa e tinha de ficar com boa impressão cá da gente! ele com toda a graça natural que tinha, disse, desconto não posso fazer! mas logo á noite não a esqueço em minhas orações , vou pedir ao senhor por si , pela sua vida .. o que me ri com isto ... Fico contente porque era o que querias e tanto procuravas. E foi um prazer agradar-te. Beijinhos Madalena

    ResponderEliminar