segunda-feira, 28 de março de 2011

Fui comer bife a São Miguel...

Ontem fui aos Açores...Isto é:  estive no "ESPAÇO AÇORES", restaurante!
Antes de sair de casa  levava na ideia o que queria comer: "Bife à São Miguel".Já tinha visto a ementa através deste site http://www.espacoacores.com/local.htm .Queria  saborear a carne dos Açores e seus temperos tão característicos.Mas quando entramos dentro do restaurante, o cheiro era intenso a cozido à portuguesa, preparado a vapor, nuns recipientes próprios para o efeito, de modo a que se torne o mais parecido possível com o cozido das Furnas, na ilha de São Miguel.Só faltava o odor a enxofre...que dispenso bem...Eu e a minha amiga, também açoriana e micaelense, como eu, ficamos indecisas, mas acabamos por optar pelo bife.O cozido fica para próxima.

Não me apeteceu beber vinho.Bebi o quê? KIMA!...(risos) Quem for de São Miguel sabe o que é esta bebida.Estive para pedir laranjada...também tem! (risos)
 Esse restaurante abriu há cinco anos na Ajuda, Lisboa, com gastronomia típica açoriana.Só soube da sua existência à relativamente pouco tempo,através de um grupo do Facebook, "AÇORES UNIDOS".


Fomos servidas com muita gentileza pelos seus colaboradores. Quando souberam que éramos naturais  de São Miguel tentaram, a jeito de brincadeira, arreliar-nos com despiques  sobre as ilhas...Entramos na onda e na desportiva. Evito entrar em bairrismos...No final da degustação, a minha amiga diz-me:« Agora sou eu que me vou  meter com eles». Levanta-se e começa a elogiar a confecção do prato e  a simpatia, de resto muito boa. Depois acrescenta:«Olhe,ouvi dizer que a primeira vez que se vem aqui é à "borla"».O senhor muito espantado interroga:«Quem lhe disse»?...Resposta muito rápida da minha amiga:«Vi no Facebook!»...Rimo-nos imenso!...

2 comentários:

  1. Madalena, parece-me batata doce. Em S. Miguel, embora se coma batata doce,... com o bife não,...é batata branca, ou inglesa (porque a semente vinha da Irlanda).
    Mas....e então estava bom, o bife?.

    ResponderEliminar
  2. João Pulino,é batata doce que se vê no prato.Também estranhei.De qualquer forma até preferi à batata branca frita.Estava tudo muito bom, incluindo a sobremesa,mousse de maracujá que não referi no texto do blogue.Podia ter pedido para passar mais o bife,pessoalmente gosto mais.O sabor estava excelente!

    ResponderEliminar