quinta-feira, 7 de julho de 2011

Meter o Diabo no Inferno


 Quando tinha 20 e poucos anos, lembro-me de ler o livro  da foto .As suas histórias muito me fizeram rir. Ainda hoje fazem ... Anos depois, pude ver algumas delas adaptadas  numa série para a televisão. A minha preferida é a que resolvi escrever para este blogue, retirando partes do conto. Nunca a esqueci de tão bizarra, imaginativa e muito bem contada. Claro,  foi o Giovanni Boccaccio a escrever, ora!..   

"A ADOLESCENTE E O EREMITA."
    «Alibech,uma rapariga simplória , queria servir a Deus, mais por capricho infantil do que por uma vontade razoável. Assim,no dia seguinte partiu em grande mistério para os desertos da Tebaida.Depois de haver suportado grandes fadigas e de ter passado fome, chegou daí a uns dias ao deserto. Ao longe avistou uma cabana e para lá se dirigiu. Quando se aproximou da porta, encontrou um jovem ermita chamado Rústico que ficou surpreendido por ver uma jovem tão nova e bela  naquele lugar. Interrogou-lhe o motivo da sua presença  ali, ao que ela respondeu que era para servir a Deus.Mandou-a entrar e chegando a noite preparou-lhe uma cama de folhas de palmeira  para ela repousar.Feito isto, as tentações começaram a atacar a sua virtude.Começou a meditar na juventude,na beleza da rapariga e a reflectir nos meios que devia empregar para obter o que desejava sem lhe dar a impressão de ser um homem dissoluto.
~~~~~~~~~~~~~~~~
Após alguma perguntas que lhe fez, compreendeu que ela era virgem e que a sua aparente ingenuidade não podia ser fingida.Achou, pois, que a melhor maneira de conseguir o que desejava era fazê-la servir os seus prazeres a pretexto de estar a servir a Deus.Começou a demonstrar-lhe, por meio de longos discursos, como o Diabo era inimigo do Senhor e deu-lhe a entender que não havia maneira mais agradável  de servir a Deus do que meter o Diabo no Inferno a que estava condenado.A rapariga quis saber como se fazia e Rústico respondeu-lhe logo:
   -Já vais ver. Mas é preciso que repitas todos os meus gestos.
E começou a despir as poucas vestes que o cobriam de modo que ficou inteiramente nu.A rapariga fez o mesmo.Rústico cada vez mais ardentes de desejo ao vê-la tão bela, deu-se a ressurreição da carne.Tal acontecimento encheu de surpresa Alibeche, que perguntou:
   -Rústico, que é isso que estou a ver aí de fora e que eu não tenho?
  -Oh minha filha, respondeu ele, é o Diabo de que te falei.E vês, causa-me tormentos...
  -Louvado seja Deus, disse a jovem, vejo que sou mais feliz do que tu.Não tenho semelhante Diabo
   É certo, mas tens em compensação outra coisa que não possui, o Inferno e podes acreditar em mim. Acho que Deus te enviou para a salvação da minha alma, afim que tenhas piedade de mim quando este Diabo me causar tormentos deixas que eu ponha no teu Inferno.
    A jovem respondeu de boa fé:
  - Meu pai, já que possuo o Inferno, seja como desejas.
  - Abençoada sejas, minha filha. vamos pois encerrá-lo de modo a que me deixe tranquilo...
Tão bem o fizeram que de momento abateram toda a soberba e tranquilidade.
   -Agora vejo, começou ela a dizer a Rústico, como a boa gente de Capsa tinha razão ao dizer que servir a Deus era tão agradável ....
Esta história deu origem ao provérbio segundo o qual «serviço mais agradável a Deus» é meter o Diabo no Inferno» A tal ponto atravessou o mar e ainda hoje é usado.»


Sem comentários:

Enviar um comentário