terça-feira, 26 de julho de 2011

Vamos nessa/hábitos de leitura

1. - Existe um livro que relerias várias vezes?

Sim,  de repente lembro-me do livro : "As Minhas Aventuras Na República Portuguesa".Já li não sei quantas vezes e farto-me de rir, principalmente com um dos capítulos:Aventura do Benfica.

2 Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste, tentaste e não conseguiste ler até ao fim?

Quase todos os livros, dos que tenho em casa e são para aí uns dez, de José Saramago. Lastimo, mas é assim...

3 Se escolheres um livro para ler no resto da vida, qual seria?

Para mim seria um castigo...fogo!...Talvez a Bíblia, que nunca li...Fazia como a minha avó materna: durante anos a fio a vi  ler as Sagradas Escrituras, todos os dias. Palavra que isso é verdade! O meu blogue é público e sei que há família que o lê e não me deixa mentir.

 4. - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, não leste?
 Não me recordo de  nenhum...

 5. - Que livro leste, cuja cena final jamais conseguiste esquecer?

"A Queda de um Anjo"...A metamorfose do Calisto marcou-me para sempre. A partir daí fiquei a pensar e a acreditar que as ocasiões,os ambientes poderão modificar totalmente a maneira de ser das pessoas.

 6. - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Tinha sim! Livros próprios para crianças , incluindo  as "Fábulas de La Fontaine"; resmas  do "Tio Patinhas...& companhia". Os livros de aventuras em BD: Super Homem, Tarzan... A "Crónica Feminina", ( género revista Maria, não tão ousada)  mas aprendi lá algumas coisas...A minha mãe era assinante dessa revista. Já entrando na adolescência, toda a colecção: "Os Cinco" e outros livros requisitados  da Biblioteca Calouste Gulbenkian. Na minha terra era fixa e não itinerante e desde os meus 9 anos estive inscrita  bastantes anos. 

 7. - Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Quando acho que o livro é chato não leio e pronto, A não ser que seja para estudo.Aí tenho de fazer um esforço.

8. - Indica alguns dos teus livros preferidos.

É difícil, mas os que nunca esqueci pelas mensagens transmitidas: A Queda de Um Anjo,( C C Branco) O Triunfo dos Porcos.(George Orwell) A Pérola (John Steinberg) Doutor Jivago ( Boris Pasternak ) este último, do Dr Jivago,  nem foi num livro, mas em recortes de um  jornal  diário que uma pessoa amiga tinha coleccionado.Nunca mais esqueço, porque li  este romance num dia e numa directa à noite.Não descansei enquanto não terminei. Agora  tenho em livro, na minha estante.

 9. - Que livro estás a ler?

Neste momento nenhum livro. A ler revistas sobre saúde e outras semanais: de jornais e uma de assinatura.
Estou na mira de um novo livro, mas  à espera que me ofereçam nos meus próximos anos...Até posso dizer qual é: (risos)  "COMO FAZER AMIGOS E INFLUÊNCIAR PESSOAS", de Dale Carnegie .Editora: Lua de Papel .Custo: €15,90.Sinto muita curiosidade neste livro que tem 75 anos. Dizem ser um dos maiores bestesellers internacionais  e só agora está traduzido para português. Se ninguém mo oferecer, ofereço a mim mesma.Ora!...

10. - Indica dez amigos para responder a este inquérito.

Não!  Quem quiser que faça este inquérito,como eu fiz sem ninguém me ter indicado. Apenas vi num Blogue.(http://networkedblogs.com/kPMO8 ) Resolvi copiar as perguntas e responder a algo que me diz muito: A LEITURA! Sem os livros não era o que sou hoje.Tenho plena consciência disso.

PS:- Gostei de responder a este inquérito .

1 comentário:

  1. E eu gostei muito de ler as respostas ;) Beijinhos e continuação de boas leituras!

    ResponderEliminar