quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Filme marcante pela negativa


Quando vi "A Escolha de Sofia", há mais de vinte anos, a caminhar para os trinta, saí da sala de cinema muito perturbada! Durante muito tempo fiquei com aquela história na cabeça pela negativa, por mais que quisesse esquecê-la! Hoje tomei coragem de publicar sobre o quanto este filme me traumatizou, ao ponto de jamais querer ver filmes relacionados com Histórias da Segunda Guerra Mundial, por mais badalados que sejam de tão isso e tão aquilo.Não vejo e nem quero ver!.. Até agora abri uma excepção para o filme A Vida é Bela, pouco tempo depois da sua estreia .Todavia, vi-o quando  me foi garantido  que não havia nada de aterrorizante, p´lo contrário...A medo lá consegui vê-lo e ainda bem que assim foi, por ser  um dos filmes da minha vida!

A Escolha de Sofia  contém uma história tão horrorosa que não aconselho às mães com filhos em tenra idade e pré-mães mais sensíveis! Portanto, foi isto que me aconteceu quando assisti a esta película : mãe de um filho com pouco menos de ano  e outra filha em gestação.

Só para se perceber o que me fez tanto mal: uma mãe é levada  para o campo de concentração nazy ,na companhia dos seus dois filhos, ainda crianças, um rapaz e uma rapariga, e é obrigada ,à entrada, a escolher qual dos dois pode levar consigo... Só podia levar um! HORRÍVEL!...A cena, e tantas outras, são tão bem feitas que faz chorar as pedras da calçada!... Só não sai da sala de cinema porque queria ver o seu desfecho, numa grande curiosidade e ansiedade, esperando  um final mais risonho...Qual quê! Bem que me perguntaram se não era melhor  irmos embora...Enfim!...

CURIOSIDADE: Vi este filme no Cinema São Jorge, numa altura em que estive de passagem por Lisboa, em Setembro 1983...longe de pensar que um dia viesse fixar residência perto da Capital .Quatro anos depois aconteceu. A vida dá imensas voltas...Se dá! Também vi o Gandhi e o ET nesta curta estadia.



Sem comentários:

Enviar um comentário