segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Não é aconselhável auto-medicar-se.


Foto da Internet
Há mais ou menos um ano, não me lembro porque cargas d´agua, comprei numa loja de produtos naturais e bem conhecida em Portugal, umas cápsulas benéficas a mulheres na menopausa. Segundo a informação, ajudam a  fortificar e a tornar mais saudáveis os cabelos, unhas, a pele, as articulações ósseas etc..Felizmente não tenho tido problemas nesta fase da minha vida. Mesmo assim resolvi adquirir o produto com intuito de prevenir e garantia de não haver efeitos negativos.
O frasco continha 60 cápsulas e só tomei menos de metade  porque  esquecia-me de as tomar. Após dois meses, com dois anos sem período menstrual, claramente em menopausa, um belo dia (mau) vejo-me perante  uma  hemorragia. Fiquei assustadíssima! Depois de fazer algumas investigações na Internet, minha intuição levou-me a pensar que devia ser provocada pelas  tais cápsulas...Mas podia também não ser...
Pelas três horas da madrugada , sozinha na sala de estar, sem querer acordar nem alarmar ninguém, telefono para a Cruz Vermelha, onde sou sócia e com direito a médico ao domicilio.
Só tenho a agradecer muito à médica que me atendeu ! Contei-lhe tudo e não foi necessário vir a casa. Além de ter sido impecável no tratamento, foi de uma perspicácia e tão profissional ! Que sorte a minha! Não condenou o que estava a tomar, só me aconselhou  que não devia ser por minha iniciativa e sem saber se o meu sistema hormonal necessitava. Que ficasse calma, esperasse que a hemorragia parasse e depois fosse a uma consulta ginecológica.
 Felizmente ficou tudo bem  comigo e só relato este acontecimento para alertar que é preciso cuidados com medicação dita natural. Há a ideia que são inofensivas. Não é bem assim. Sem o acompanhamento de um bom profissional na matéria não é aconselhável. Serviu-me de lição! Fico-me pelos chás ou infusões...e não sei não!...
.

1 comentário: