quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Miséria chama miséria.


Encontrada na Internet (sito da câmara de Lisboa)
Há pouco mais de uma semana  fui a Lisboa com intenção de assistir a um concerto de Natal numa das suas igrejas, mas não aconteceu nesse dia. Fiz confusão. Como foi à noite deu para ver a iluminação das ruas da Baixa. Espantou-me o movimento de pessoas a circularem de um lado para o outro e o comércio animado. Comparei-o às noites de Santo António, tal era o reboliço. Notei haver muitos estrangeiros, especialmente espanhóis,  avaliar pelo idioma . A ornamentação das ruas, alusiva à época de Natal, está muito bonita. Dá gosto ver!  Fico feliz com estas coisas e conto ir mais vezes  visitar a capital nessa quadra festiva!

Encontrada na Internet

A par disso, existem as vozes criticas que invocam a pobreza em Portugal, para tanto brilho e luz nas decorações, que implica gastos avultados de dinheiro, contrastando com a miséria  dos sem-abrigo que proliferam na capital portuguesa. Dizem que são aos milhares, números que dão que pensar. É um  problema social  grave que  devia ser estudado com rigor, a razão de tanta gente sem tecto e a viverem  indignamente. Há poucas décadas, os mendigos de rua, quase sempre , eram toxicodependentes , alcoólicos e outros males de origem mental e física. E ainda havia, em menor número, os que se habituaram a viver da esmola alheia, os chamados preguiçosos ou malandros. Disso não tenho dúvidas. Actualmente, não faço a menor ideia se ainda  assim é. Pelos vistos, as estatísticas (?) dizem que não  e a coisa complicou-se!...A somar a esta desgraça tem os  estrangeiros desocupados, oriundos de países mais pelintras do que nosso!

Encontrada na Internet
Segundo consta, as  decorações e animações natalícias de rua são comparticipadas pela autarquia de Lisboa, em parceria com União das Associações de Comércio e Serviços, como é da tradição.
A minha questão: se não fizessem estes gastos resolvia o problema dos sem-abrigo e de todas as  misérias anunciadas? Certamente que sim, mas por muito pouco tempo. Se calhar para tapar a cova de um dente, passo a expressão. E depois, como seria? A meu ver a miséria chama miséria. Qualquer que chegasse a Lisboa nessa época  e visse tudo murchinho, escuro , uma cidade tipo fantasma,  amedrontava e afugentava. Deus me livre!.. Ou  preferiam que assim fosse, por questões morais e de hipocrisias, como alguns gostam de atribuir a estes eventos, naquela de  nem para uns, nem para outros?...Tenham dó!...
Onde tenho residência, num concelho nos arredores  de Lisboa, não tem dinheiro para mandar cantar um cego. Por isso, pouco ou nada a simbolizar o Natal na via pública. Está tão tristinho, coitadinho!... O que vale é a sua baía natural que não perde a beleza !
Bem, resta-me contentar-me com conforto relativo do meu lar e poder ir onde possa alegrar as vistas e a alma! É muito bom nos tempos que correm ter esta sorte!...
 Resta-me desejar Bom Natal, para quem festeja. Caso contrário, haja saúde e que todos possam merecer um lugar ao sol!
   

2 comentários:

  1. .....Olá Madalena...tens razão, não serviria de nada atribuir aos sem abrigo o dinheiro gasto nas iluminações....concordo contigo. E concordo também de que o país se deveria debruçar genuinamente sobre este flagelo...é um flagelo...não só estes seres humanos se transformaram em párias sem objetivos, como, mesmo que não suportados são um peso morto para a sociedade....eu sou a favor de dar a cana e a formação em pesca e de só dar o peixe em última instância.....o nosso país, a europa o mundo está a ficar tomado por sem abrigos e nós que ainda o não somos deveríamos, enquanto temos força e conforto, tentar resolver o assunto com a dignidade que todos os seres humanos merecem, assim, quem sabe não chegará a nossa vez....parece uma heresia dizer-te que se não forem tomadas medidas a tua e a minha vez chegarão.....mas repara que segundo sei uma grande quantidade desta gente também pensava assim....aqui ainda são poucos mas nos EU são aos milhões os que já hoje vivem debaixo da ponte....até na Alemanha, onde estive há bem pouco, vi gente assim....devagar, a peste vai se alargando, somente alguns, muito poucos, estarão imunizados porque vivem para alem da nossa compreensão...relativamente às luzes de natal eu tb gosto muito de as ver e quando posso fomento-as, basta que alguém me dê essa competência e logo o faço...isto contraria um pouco a minha religiosidade pois sou ateu mas o natal representa par mim o dia em que nasceu um homem muito especial e que consegue unir as famílias e os amigos pelo menos num dia....eu tenho a certeza """"???...que se não fosse a cultura que este homem conseguiu semear, a cultura da compaixão, do amor, da paz da amizade decerto a humanidade já teria deixado de o ser tal como a conhecemos...apesar dos males, ainda assim, está-se bem!!!...Augusto Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Augusto pelo comentário!...Eu sei que a situação de pobreza extrema pode tocar a a qualquer um de nós.Apesar de tudo tenho esperança que isto há-de melhorar. Estas coisas são cíclicas e acontecem de tempos a tempos. O caminho que as várias sociedades, ditas civilizadas, não era o melhor. Tudo o que se está a passar no mundo seja um sinal de mudança para existir mais harmonia e solidariedade entre os humanos. Será utopia? Não sei...Beijinhos.

      Eliminar