segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Alimentos para petiscar com poucas calorias


Foto da Internet
Quando se é jovem, se o peso correspondente  à estatura é o ideal, aos quarentas e cinquentas...  se a mesma pessoa pesar dez quilos a mais sobre o que tinha aos vinte anos, continua estar dentro da normalidade. Trocando por miúdos e dando um exemplo pessoal: a minha estatura é pequena e nos meus vinte anos (até aos 25 anos) pesava entre os 45 e  48 quilos. Atenção, não era nenhuma magricela !  Ainda me lembro das minhas medidas: (89-65-90.

Actualmente, o peso  adequado à minha idade e altura devia estar nos 58 quilos. Devia, mas não está! Passou para o digito 60 e ... Com um bocadinho de vontade há-de recuar. Pois, a vontade malvada! Também fui informada, por alguém  entendida no assunto, que as minhas calorias diárias não podem ultrapassar as 1400. "Ganda cana"! Não tenho pretensões de baixar o peso em demasia ou para além dos 58 quilos, porque não gostaria de me assemelhar a um figo passado.Acho feio uma mulher na casa dos 50 ou mais, estar nas elegâncias e não corresponder ao rosto.Já tenho apanhado sustos  com algumas senhoras!...Tudo tem o seu tempo!
 As minhas articulações são frágeis, com peso a trepar comprometem a  saúde delas e não só...

 Até às cinco horas da tarde porto-me mais ou menos bem ou tento alimentar-me como deve ser. O problema está a partir dessa hora! Apodera-se de mim uma fera que só me apetece petiscar no que não devo! O remédio é não ter nada dos alimentos causadores das "desgraças" em casa.
 Não acredito em produtos milagrosos para emagrecer, sejam eles quais forem. A carteira é que emagrece. Acredito que o único processo fiável para emagrecer está na quantidade  reduzida dos alimentos e respectivas calorias que se põe para a boca ,em conjunto com actividades físicas. Estas faço três a quatro vezes por semana. Ressalvo os tratamentos de obesidades complicadas , em consequência de problemas hormonais e outros, para os endocrinologistas.

Então,para calar a dita fera que me visita ao cair da tarde, escolhi alimentos para serem ingeridos, um em cada dia, com poucas calorias:

-Um ovo cozido, aguenta jogo e tem e 70 calorias, mais ou menos

-Pipocas feitas na" pipoqueira", sem nenhum aditivo nem gordura , também tem poucas calorias e é dos que aguentam jogo.

-Iogurte natural sem açúcar , gosto do grego mas dizem que é o que tem mais quilocalorias por 100 gramas , 119 é um bocado! Com o caraças! E ainda por cima não pode ser a seco, tem de ir acompanhado de uma Maria (bolacha) se não o bicho não se cala.

-Gelatinas 0% de açúcar...Eh pá, aqui posso abusar! Por cada taça , 150g, tem 10 calorias

- Abacaxi: por cada 100g ,50 calorias.

Ainda busco outros alimentos que tais... 

No fim- de- semana relaxo, mas não me convém abusar. E ao jantar não posso nem devo comer para além da sopa. Isto eu sei!...Ao deitar-me, sempre uma chávena de chá relaxante . Costuma ser verbena misturada com cidreira.
Vamos ver no que dá!...A minha cabeça é que  manda e ela é poderosa quando quero! (risos)

Sem comentários:

Enviar um comentário