domingo, 22 de março de 2015

"Doida Não e Não"


Há cinco meses não lia um livro, o que não quer dizer que deixei de fazer leituras, mas das ligeiras e variadas. Por incrível que possa parecer foi a ver um episódio de uma telenovela brasileira, que terminou há poucos dias, que me fez  voltar a ler um livro por inteiro e não o tenho  largado  tal é o motivo que me suscitou a curiosidade. Ainda bem!

Curioso é que este livro comprei-o na altura em que foi lançado no mercado. Talvez há uns seis anos. Li umas dezenas de páginas e  não sei por que razões me desinteressou, passando para a prateleira....Não faz muito tempo estive para dar outro destino retirando-o das minhas estantes, mas não o fiz....O destino tem muita força (risos)

O livro chama-se "Doida Não e Não". Toda a trama passa-se nas primeiras décadas do século XX. Uma senhora da alta sociedade  lisboeta foi internada num hospício por ter deixado o marido e a família, para ir viver  com o  amante,  seu motorista particular, tendo menos do dobro da sua idade , de classe social humilde, vindo de uma aldeia recôndita, para trabalhar em Lisboa .Se nos nossos  tempos seria um espanto para a mentalidade social portuguesa um caso desses, e não só na nossa sociedade, imagine-se naquela altura! Mas, certamente , não seria  motivo , acho eu, para internação num manicómio !

O marido dessa senhora sofreu e desesperou  com todo este escândalo nacional e que chegou a ir ao Parlamento. Compreende-se o sentimento do senhor, mas tudo tem limites. O problema foi o despeito sentido, acrescentando às influências que havia na sociedade daquela época, com que fez a vida negra à sua, então, esposa. Casos muito sérios que me tem entusiasmado imenso na parte médica...Ainda bem que a medicina não é uma ciência exacta... Com cada avaliação e erros de bradar aos céus...Agora sabe-se que são...
 Tem imensa piada as opiniões dadas por cientistas de renome nacional e internacional à cerca das Mulheres.... Até o premiado Nobel português , Dr. Egas Moniz , "meteu água, muita água". Muito penaram as mulheres e ainda penam!...  

Sem comentários:

Enviar um comentário