quarta-feira, 8 de julho de 2015

A Rua Áurea ou d´Ouro, em Lisboa.


Nos meus primeiros tempos de vida no Continente, precisei ir à Baixa de Lisboa, mais precisamente à Rua d´Ouro, porque era lá que se encontrava uma loja da qual queria comprar algo, que agora não me lembro do quê. Ainda os Cacilheiros faziam travessia entre Cacilhas e o Praça do Comércio ou Terreiro do Paço. Atravessei a praça, encaminhei-me para a dita rua , olhei para a placa toponímica e p´lo que lá estava escrito não combinava com o nome da rua que pretendia. Lá andei nas outras ruas à procura do nome Ouro. Não encontrei e voltei à primeira onde tinha já estado. Cansada pergunto a um transeunte se sabia onde ficava a rua tal, tal. Meio sorridente responde-me: Está nela. Eu parvinha e ignorante digo, mas ali está escrito Áurea!... O senhor pareceu-me entendido e informou-me, entre outras assuntos históricos, que antigamente era assim que se escrevia Ouro. De facto, áureo está relacionado com objectos feitos em ouro, mas soube depois do meu "estrilho"... (risos)
Bom,de qualquer forma,  ao longo dos séculos a Língua portuguesa foi sofrendo transformações, mas nunca, penso eu, de um modo abrupto e forçado como o novo acordo ortográfico mais recente que, quanto a mim, é um absurdo!
Todas as vezes que passo pela Rua d` Ouro ou Áurea, foi o caso de ontem, lembro-me deste episódio. Nem sei como ainda se mantém aquela placa ou placas, ao longo da rua, daquela forma. Sim, porque poderia haver uma mente brilhante que a mandasse retirar...O que era mau, na minha opinião!   

Sem comentários:

Enviar um comentário