domingo, 12 de julho de 2015

Apelido de origem judaica...


Não sei  onde vem a minha curiosidade por conhecer histórias sobre o judaísmo . Se pensar para trás, na minha infância ou adolescência, lembro-me da minha mãe contar que o meu avô materno relatava casos sobre judeus, porque conviveu com eles quando esteve emigrado em Boston, nos EUA. Isto nas primeiras décadas do século 20. Dizia que era um povo muito inteligente , muito bom para os negócios, até do lixo os judeus podiam criar riqueza. É mais que sabido que são pessoas como muito conhecimento e instruídas.  Segundo consta, os ganhadores  do prémio Nobel, muitos deles, vêm de famílias judaicas ou são judeus.


Conheço e já visitei o Museu Judaico de Belmonte, onde tem imensas referencias sobre o judaísmo , li há poucos anos o livro de Richard Zimber, "O Último Cabalista de Lisboa," que trata também dos mesmos assuntos.... Também gosto muito de  ouvir falar o seu autor. E ontem estive na Sinagoga de Tomar. Da primeira vez  que visitei esta cidade não foi possível... Por sorte estava uma senhora a dar uma palestra sobre aquele local de culto, outros ligados à religião judaica e sua história. Numa altura em que pronunciou os apelidos oriundos do judaísmo, um deles incluí um dos meus, que é Ribeiro. A sério? Ora cá está as minhas reminiscências! Será?...
Não é muito fácil encontrar a Sinagoga de Tomar . A melhor referência é o restaurante  "Casa das Ratas,"nome curioso !  Chegando a este restaurante,fica um pouco mais acima do lado esquerdo da mesma rua, na parte histórica da cidade.


1 comentário:

  1. Também é um povo que me fascina e toda a sua história me faz vibrar. Não sei se terei alguma origem judaica, mas admiro-os como seres fora de série. Quando fui a Israel, fiquei muito desiludida com a população e guia, em geral, achei-os extremamente agressivos e antipáticos. A vida de judeus nos EUA é fascinante.
    Bjos

    ResponderEliminar