domingo, 6 de dezembro de 2015

Jazz&Blues.



Se for mesmo verdade haver vidas repetidas ou lá o que é isto, então devo ter tido vivências afro-americanas noutra reencarnação, nos EUA. (risos) Nunca recebi influências de pessoas próximas na apreciação do género música Jazz. Descobri, não me lembro como, este gosto que está bem definido no topo das minhas preferências musicais , dando relevo ao blues jazz, os clássicos ! Os interpretes, femininos e masculinos, também  clássicos, nunca me cansam ouvi-los.



Não há muito tempo li apontamentos biográficos sobre génios da soul music. numa colecção de pequenos livros. Este artistas tiveram quase todos inícios de vidas familiares muito difíceis . De todos, a Nina Simone, nome artístico,  o seu verdadeiro nome era Eunice Kathleen , nasceu numa família sem grandes problemas materiais. Até ao dia em que o pai adoeceu e a casa onde viviam ardeu . A partir desse altura as dificuldades começaram a surgir. A mãe ganhava a vida como pastora na igreja Metodista, onde levava a filha a tocar piano. Desde muito novinha teve esta capacidade. O maior desejo da sua progenitora era que fosse a primeira negra pianista clássica. Em certa medida começou por ter sorte, porque conheceu uma senhora russa que lhe iniciou na aprendizagem das técnicas clássicas dos grandes compositores europeus. Chegou uma altura que não podia ir mais além ao confrontar-se com a falta de dinheiro para pagar propinas. A sua professora particular, a tal senhora russa, organizou na comunidade uma fundação, na condição de lhe arranjar fundos e em troca a Eunice tocaria na igreja por algum tempo e assim foi. Há gente muito generosa e cheia de boa vontade
 Consta que foi uma pianista muito aplicada, sempre muito incentivada a subir mais alto, até onde pôde ir. Ainda se candidatou a uma academia de alto gabarito onde entravam os muito bons a excelentes, mas pela sua condição de cor de pele foi-lhe barrada a entrada...pelo menos assim  pensaram. O racismo, à época, era feroz .Isto há mais ou menos meio século. Até custa acreditar! Por este e outros motivos a Nina Simone interveio na sociedade norte americana como grande activista contra o racismo.
 Apesar de ser considerada  uma diva como cantora, não teve sorte na sua vida pessoal...     

Sem comentários:

Enviar um comentário