quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

"O Bolo D Amélia... O Menino Mija."




Nas redes sociais virtuais , de vez em quando , lá se" tropeça" em assuntos empáticos e de interesses enriquecedores. Ontem vi uma partilha de um post , na rede social Facebook, dando conta de um bolo de  nome "D Amélia . Além disso, a foto apresentada é apelativa e o nome, "O Menino Mija", também conhecida  a expressão açoriana. Por tudo isto espicaçou-me a curiosidade e  por isso abri o link que se encontra a seguir. Basta clicar e ver o seu conteúdo para entender o resto: https://foodwithameaning.wordpress.com/2014/12/30/bolo-d-amelia-para-a-tradicao-do-menino-mija/
Entrei e fiquei agradada com o que li ,a tal ponto de também deixar um comentário, mesmo que o post tenha um ano.



Realmente, as tradições de Natal açorianas tinham, e ainda devem ter, outras essências e outras alegrias. Algo que nunca encontrei no Continente, até hoje! Também não sei como é vivido em todo o território, mas pela minha experiência a viver onde vivo há 28 anos é uma tristeza pegada. O que me vale é, das minhas portas para dentro, celebrar o que me ficou da minha tradição de Natal e marimbo-me no resto. Até evito sair nesses dias para não ter que ver nem ouvir coisas aborrecidas que mexem com o meu emocional. Tento também ouvir muita música e não ligar a tv , especialmente para canais do bota abaixo, de lavagens cerebrais, manipuladores com fins lucrativos de exploração sentimental.
 Não me lembro na minha terra aproveitaram esta época para tantos lamentos e sempre houve gente com anos mais alegres e outros mais tristes pela força das circunstâncias de cada qual... Sempre houve gente com mais e menos poder de compra, mas não era motivo para odiaram o Natal...pelo menos nunca me apercebi de tal sentimento. Com franqueza !... É que já chateia o Natal servir de saco de boxe.     
   

Sem comentários:

Enviar um comentário