domingo, 28 de agosto de 2011

Querer é poder

Na minha última viagem que fiz há poucos dias a Coimbra, vi esta manta pendurada na porta de uma loja, feita de pequenos retalhos ou com nome mais pomposo, originário do idioma inglês, de "patcwork". É linda!
Estava na porta da rua da loja e por isso tirei foto, não pude evitar."Sorry"!Também não é para copiar, porque tenho modelos de sobra em revistas da especialidade.
Material para confecção de "pactwork".Este é o meu.
Fez-me recordar quando tinha 22 anos, num tempo que precisei de dinheiro extra e pus mãos-à-obra
fazendo,também, uma manta dessas.Sem ter grandes materiais técnicos, como tenho agora. Apenas tesoura, máquina de costura , muita paciência e habilidade.
Realizado o trabalho fui vendê-lo a uma loja de artesanato em Ponta Delgada,na ilha de São Miguel.O dono ou gerente, com ar simpático e muito amável, claro que me apresentei toda produzida e jeitosa, (risos) disse-me que tinha muita pena porque estava um trabalho perfeito e lindo, mas  a casa estava com dificuldades económicas,só se quisesse que ficasse à consignação. Nem sabia ao certo o que queria dizer aquela palavra, mas deduzi e aceitei a proposta.

O dinheiro que tanto precisava apareceu de outra forma. Fiz  um contrato com a minha mãe, para fazer um trabalho que estava destinado a trabalhadores rurais, contratados para tarefa algo penosa .Então resolvi ser eu a tratar do assunto. E qual foi ? Descascar as vagens de favas secas,(risos) um montão! Como querer é poder fiz tudinho num trabalho disciplinado e limpinho!
Meses mais tarde, quando já estava  meio esquecida da tal manta que deixei lá na loja, recebi um envelope com um cheque de 800 escudos...Nem queria acreditar. Soube depois que foi um casal  norte americano que a comprou...A colcha que está na foto tem o preço marcado no valor de 270 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário