domingo, 25 de novembro de 2012

Presépio sem vaca nem burro



 Espantou-me a celeuma à volta do que o actual Papa, Bento VXI , escreveu  num livro que lançou há dias  sobre não haver burro nem vaca no presépio. Como reza a história,  foi num estábulo onde Jesus nasceu. Então, poderia  existir animais, mas ninguém garante quais foram as suas espécies e muito menos  se havia o bovino e o asinino  a bafejarem o Menino  para aquecê-lo. Não me digam que acreditam também nisto! Tudo fantasia do tal São Francisco de Assis, numa forma  de criar, também, humildade ! A  meu ver, esta fantasia não faz nenhum mal. Tanto não faz que gosto imenso da história do presépio. Sempre o vi construir desde que me entendo e eu própria também a construo .
 Isto até me faz rir pensar que existe pessoas que se revoltam com os ditos de Sua Santidade  o Papa.  Neste caso dou-lhe toda a  razão!

História do nascimento de Jesus

Encontrada na Internet
1ª PARTE, FACTOS HISTÓRICOS:
O imperador romano César Augusto queria saber quantos súbditos tinha, para calcular a quantidade de impostos que poderia receber, decidiu ordenar que se fizesse recenseamento de todos os habitantes do seu império.Todos os judeus deveriam deslocar-se ao local onde tinham nascido ou donde era a sua família para aí inscreverem o seu nome . Quando a notícia chegou a Nazaré, faltava pouco tempo para o nascimento do menino de Maria . José , marido de Maria, tinha de viajar para Belém, onde nascera o seu antepassado, o rei David, para escrever o seu nome nos registos romanos, preferindo levar sua mulher do que deixá-la em Nazaré
  Quando chegaram à cidade de Belém, não havia onde pernoitar, tal era a quantidade de gente naquela cidade. Todas as hospedarias estavam cheias e não tiveram outra alternativa em pernoitar num estábulo. E foi aí que  Maria deu à luz o seu filho.

Encontrada na Internet
2ª PARTE, FACTOS FANTASIOSOS:
   PRESÉPIO, que quer dizer estábulo, foi realizado e idealizado  por São Francisco de Assis, segundo os Evangelhos. Consta que no começo da Idade Média,com intuito de explicar  a quem tinha dificuldade em compreender, possivelmente por não saberem ler ,sobre o acontecimento histórico do nascimento de Jesus. Pela data pode-se verificar que foram muitos séculos após o que aconteceu em  Belém. Este costume  foi-se espalhando aos poucos pelas principais Igrejas, Catedrais e Mosteiros da Europa durante esta época. Mais tarde, em casas de nobres e Reis até se tornar popular em todo o mundo católico. Na minha também!





Sem comentários:

Enviar um comentário