sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Mas é Carnaval lá lá rá lá lá rá... :)

Carnaval em Sesimbra
 Que me lembro, na minha terra natal sempre se festejou o Carnaval . Desde o tempo em que andei na escola, aprendi a decompor a palavra Carnaval ,que tem origem do latim: carnaval = carne + vale ou carne + adeus. Os festejos carnavalescos  antecedem à Quaresma, período em que a igreja católica mandava que se praticasse  jejum, sobretudo com abstinência da carne e dos prazeres dela .Daí resultar no nome de adeus à carne, seja ela qual for, por quarenta dias.

O Carnaval tem origem na Grécia Antiga, muitos séculos a C. Depois, este costumo foi trazido para outros países europeus,  incluindo Portugal. Que por sua vez levou para o Brasil,  onde se expressou de modo diferente devido a factores climáticos e outros... Da Terra de Vera Cruz,  aos poucos,vão exportando para cá as suas excentricidades que não condizem com a estação do ano no hemisfério Norte. Mas qual é o problema?...E porque se preocupam tanto com isso ? É vontade de dizer mal...

 Há quem não goste do Carnaval, minha mãe detestava! Fazia-me rir  quando manifestava o seu desagrado pelas "macacadas", era assim que se referia a estes festejos (risos) Ainda continuo a rir quando me lembro do que dizia, às vezes, em tom de desespero, principalmente quando aparecia um mascarado à frente. Felizmente não me transmitiu este sentimento e sempre o festejei como quis e pude. Não gostava, mas eu era livre para gostar e muito me diverti! Aos meus filhos, o Carnaval  não lhes diz nada. Até sentem algum desagrado  devido a lembranças que tiveram com os balões de água...Ficaram apanhados pelo clima onde temos residência e onde foram criados, já lá vai um quarto de século!...

Para quem gostar do Carnaval, divirta-se! Para quem não gosta, que vai dar um passeio onde não hajam estes festejos... ou simplesmente fique em casa. Para os mais nervosos tomem um xanax...(muitos risos)






Sem comentários:

Enviar um comentário