quarta-feira, 26 de junho de 2013

Visita ao Palácio Nacional da Ajuda



Numa altura que me deslocava  para a Liga Portuguesa dos Deficientes Motores, passei vários dias  em frente ao  Palácio Nacional da Ajuda,em transporte público. Mas nunca lá entrei. Decorridos mais de quinze anos conheci o seu interior! Graças à exposição que lá se encontra ,da artista Joana Vasconcelos! Logo que tive oportunidade, aproveitei a ida para uma visita dois em um , num passeio organizado pela Cesviver do Seixal. Aconteceu na passada semana, dia 20 de Junho.
Tenho a mania de apreciar tectos e o da foto , de uma das salas do palácio, é maravilhoso! Creio que,  onde está o helicóptero, objecto da exposição,  também é lindíssimo. Até tem nuvens.

A minha impressão sobre o palácio foi de espanto e dizia para quem estava comigo: Somos capazes de percorrer milhares de quilómetros, tomar aviões para conhecer patrimónios doutros países e os nossos, que ficam à frente do nariz, passam ao lado. Enfim!... Da dita exposição penso que vale bem a pena vê-la! Ao vivo nada tem a ver com imagens ou fotografias.
 Até o croché que forra variadas figuras, que achava um pouco saloio,  peço desculpa e já mudei de opinião, tem muita criatividade. Ainda para mais foi feito por artesãs açorianas. Ou seja, renda dos Açores, não sei de que ilha ou ilhas.  Mas a minha admiração não é por isso, é que está mesmo bonita e com ambiente de muito bom gosto! Numa das salas estava fascinada a ver aquilo tudo e a ouvir a Maria Calas numa interpretação da Carmen Bizet . Noutra sala, onde está uma filigrana em formato de coração, feito de talheres de plástico, atenção a este pormenor para quem tiver intenção de visitar este lugar, cantava a Dona Amália Rodrigues. A sensação era tão agradável que perguntava: Onde é que estou? (risos)
 Interessante: todas as peças na exposição, em vários compartimentos, não destoam com o resto! Até parece que foram feitas para aquele lugar!... A foto do gatinho, tão "riquinho" está no quarto dos brinquedos dos filhos do rei D. Luís I e da rainha Maria Pia. Ora bem, desses monarcas pouco sabia. Apenas que a rainha veio da corte italiana, foi muito gastadora, mandou umas "bocas" que ficaram para a posteridade, e era mãe do rei D. Carlos. Com a visita ao dito palácio, ando entusiasmada a ler umas coisas sobre a História dessa época e épocas anteriores que fazem ligação...De modo que, este post vai ter continuação um dia desses...

Sem comentários:

Enviar um comentário