terça-feira, 2 de julho de 2013

Luciana Casanova


foto encontrada na internet
Há menos de um mês,numa sala onde aconteceu um espectáculo, chamou-me a atenção uma  senhora com aspecto de ser estrangeira. Quis o destino que viesse a encontrá-la, poucos dias depois, num passeio. Aí  tive oportunidade de saber que era portuguesa, com origens italianas, vinda da família do conquistador de mulheres, o famoso Casanova. Disse que soube deste pormenor porque alguém dos seus conhecimentos  foi averiguar ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo as suas descendências, que levaram largos meses a serem deslindadas. Os seus antepassados vieram de Génova e em Portugal trabalharam em carpintaria naval.

 Luciana Casanova, assim se chama a senhora, muito me surpreendeu e cativou com os seus relatos de vida. Nasceu no Seixal. Quando casou foi viver para Lisboa. Ainda com dois filhos  pequenos rumou ao Brasil, onde não encontrou motivos para ficar. Agravou-se quando o marido enamorou-se por uma baiana. A partir daí encheu-se de coragem  e voltou para Portugal, com mais um filho. Foi morar para a casa onde tinha nascido, no Seixal. Arranjou trabalho como modelista de bijuteria, onde permaneceu alguns anos, até ao dia em que a  empresa abriu  falência...Teve imensa piada a forma como contou esta parte, mas acho que não devo divulgar. Nesta altura tinha cinquenta anos, idade difícil para começar num novo trabalho.

 Depois de dias tormentosos, como se pode calcular, um dia encontrou na sua caixa do correio um postal que não lhe era endereçado. Tinha sido engano, mas ficou a saber que se tratava de uma sugestão para fazer uma formação a pessoas em condições de desemprego. Dirigiu-se ao lugar indicado para obter mais informações. Informaram-lhe  que não se encontrava nos requisitos devido à sua idade, apesar de se encontrar desempregada . De Bruxelas as ordens eram para as idades compreendidas entre os 18 e 38 anos. Todavia, depois das especialistas conversarem com a dona Luciana, abriram uma excepção assumindo responsabilidades. Assim  ficou para fazer a formação. No final, além de ser uma formanda habilidosa e dedicada foi  a única mulher que fez carpintaria naval em Portugal e não sei se na Europa. Passou a formadora com muito sucesso, ganhou prémios, incluindo no estrangeiro, com deslocações a outros países,convites para ir a  programas da televisão portuguesa: Júlio Isidro, Júlia Pinheiro, Manuel Luís Goucha... Os seus trabalhos estão espalhados em vários países e trabalhou quase três décadas nesta profissão!
Gostei imenso de conversar com a dona. Luciana Casanova. Por isso resolvi escrever estes pormenores, grandes pormenores, que me fascinaram e que poderão servir de incentivo a quem esteja a passar por dificuldades.

2 comentários:

  1. Foi das melhores coisas que me aconteceram na vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Não me diga que é quem eu penso ser! Muito interessante!(risos)

      Eliminar