segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Estudo do olfacto...



Não sei quais dos dois sentidos mais apurados tenho, se é o olfato ou o tacto. Com o segundo peno o "gadelho", na medida em que não é qualquer tecido ou sua composição que me agrada ou me sinta bem. Quer seja roupa para vestir ou de cama. Quem me conhece sabe que sempre fui assim desde pequena. Uma grande chatice! Porquê? Não sei!...
O olfacto tenho-o de cão. Se calhar é mesmo de um perdigueiro. Incomoda-me tê-lo tão apurado. Ao ponto de ficar com dores de estômago com alguns cheiros e , às vezes, provoca-me  espirros incontroláveis, se forem de certos perfumes. Mas hoje, ao ler um artigo sobre o  olfacto tenho de me dar por satisfeita e não mais reclamar:
Segundo um investigador que se dedica ao estudo cerebrais do olfacto, Nobel da medicina em 2004, Richard Axel, e que esteve recentemente num Simpósio de Neurociências da Fundação  Champalimaud, afirmou que a perda do olfacto pode ser um sintoma de Alzheimer!...Credo!
Um dado curioso, para mim muito: este cientista inspirou-se nas suas descobertas através de um filme (Sleeper) de Woody Allen. Que interessante!... Também foca um pormenor que há muito já sabia por experiência própria: A lembrança dos cheiros podem provocar grandes emoções, quer pela negativa ou positiva. Ai isto eu sei!...Se ,sei!... Até vejo filmes a passarem à frente dos meus olhos e fico a pensar se estou boa da cachimónia! ...

Sem comentários:

Enviar um comentário