terça-feira, 6 de maio de 2014

Saia que virou calça

Desde que me lembro, sempre fui esquisita com as texturas dos tecidos. Estes têm que me oferecer muito conforto! Gostaria de não ter este problema, porque me dá aborrecimentos, muito trabalho nas suas escolhas  e mal-estar cutâneo.

Os contornos que tenho de fazer para solucionar a situação é um quebra cabeças. Mas, como diz o ditado, a necessidade aguça o engenho. É muito difícil encontrar no mercado roupas que me dão bem-estar. Depois há que conciliar uma série de pormenores. Tecidos ao metro que me agradem é quase  como encontrar uma agulha num palheiro. Então, quando vejo uma peça de roupa no pronto- a- vestir e o toque acusa para positivo compro , desmancho e faço outro modelo. Assim foi o que se segue nas fotos:

É uma saia com número 3XXL e bem comprida. Do tipo malha jersey, composta  de material que dá um toque leve, fresco e macio.

Depois da saia desmanchada apliquei  os moldes de umas calças em cima do tecido e fiz o corte, como mostra a foto. Seguiu-se a confecção da mesma,unindo e utilizando máquina de cose e corte. Fundamental para o tipo de tecido. São técnicas para quem percebe de costura.


Cá está o resultado final. Na cintura leva um elástico, para dar conforto máximo. São do género largas. Fáceis de confeccionar, para quem entende o mínimo do assunto e tenha as ferramentas próprias.
 Fora o meu trabalho, que não conta, custou-me cerca de 15 euros . Vi numa loja umas parecidas com o preço de quase 40 euros. E nada a ver com as fibras da minha! Havia larga percentagem de poliéster . Para mim, é muito desconfortável tal composição! O engraçado é  loja em questão apregoar que as suas roupas têm fibras naturais. O tanas!
As minhas já foram estreadas e aprovadas!

2 comentários:

  1. Também sou esquisita nos tecidos sobretudodaquilo que se cola ao corpo. Não aguento fibras, polyester nunca! Quase tudo o que tenho é de algodão, mesmo camisolas só uso algodão ou pura lã no inverno com t-shirt ou blusa de algodão por baixo.
    Mas não sou artista para trasnformar as coisas....já lá vai o tempo. Já nem tenho aqui a máquina singer que tinha. Mas tenho saudades do tempo em que costurava a valer....
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que esquisitas somos! (risos) Também a paciência que tinha já não é a mesma. Nem pensar. Só faço quando não encontro vestuário que me sinta bem.

      Eliminar