quinta-feira, 1 de maio de 2014

Estar em casa...


Em  conversas com senhoras em pré  idade da aposentação, desabafam assustadas com a ideia de deixarem o  trabalho e com muito receio de ficarem entre quatro paredes sem saberem o que fazer. Finalizam dizendo que não nasceram para estar em casa. Compreendo! Quem se habitua a sair desde muita nova para laborar fora de casa e perdem estes hábitos de uma hora para  a outra,ficarem  confinadas a quatro paredes deve ser mesmo muito penoso se não perspectivarem outras saídas para quando chegarem à idade da reforma.

A minha criação e trabalho foi metade em casa (ou mais) e outra metade por fora. Aprendi tudo o que tinha para aprender em tarefas domésticas e em trabalhos dedicadas, por convenção, às meninas: as manualidades. Hoje começa a ser  moda. Quem diria! Aprendi francês, um pouco já destreinado. Dei uns toques no piano, mas depressa me cansei. Ao fim e ao cabo, acho que fui uma "betinha",dentro de um certo contexto . (risos) Tudo isso, afinal, fez-me preparar para o tempo presente, sem stress e desânimos: Embora não esteja em idade estipulada por lei na aposentação, ainda faltam uns aninhos, mas vivo como tal por opção, mas  sem a remuneração equivalente. Não me queixo e sinto até que a sorte  me tem bafejado...

Ouvindo os desabafos dessas pessoas fazem-me um pouco de aflição. Não sei  o que lhes dizer, porque cada uma saberá encontrar o seu caminho! E vão encontrá-lo!...É apenas uma fase de adaptação a uma nova fase da vida.
Por outro lado, faz-me pensar, sentindo um certo alívio, não me aborrecer  estar em casa . P´lo contrário! Tenho sempre tanta coisa com que me entreter que nunca chego a concluir o que pretendo ao fim do dia. Costumo dizer que em casa tenho o mundo aos meus pés... e tenho mesmo! Vivo agora mais para mim. Não a cem por cento, o que será difícil e desaconselhável . E, se houver horas  em que me aborreço de estar entre as quatro paredes, também não me falta onde ir...Afinal, as 24 horas do dia  são curtas para mim. Além disso, a minha carola não pára para ir mais além nas ocupações e entretenimentos ! Algumas vão ter que ficar nos próximos tempos em "banho-Maria", por não estar a alcançar os meus objectivos e também  um certo cansaço. Assim tenha saúde e vontades!...Está-se bem !

2 comentários:

  1. Passo muitos dias em casa e às vezes entristeço-me , mas por outro lado, se tivesse obrigações ou mesmo ocupações fora de casa todos os dias, dava em doida. Já não era capaz de obedecer a um horário - durante 37 anos levantava-me as 7 da manhã, estava na escola às 8.30 e preparava os meus filhos para o colégio no entretanto. Alem disso fiz mais mil e uma cvoisas, que hoje me pasmam. Sempre fiz trabalhos manuais, desde pintar soldadinhos de chumbo até montar aviões, bordar ponto de cruz e outros pontos, pintar, cozinhar, etc. Ajudava os meus filhos nos seus projectos - nunca nos TPCs - e fazia projectos com os meus alunos e as minha estagiárias. O dia chegava para tudo.
    As vezes sinto-me contemplativa em demasia....e gostava de ainda ter o elan de outrora....mas não consigo....vejo os meus netos lá em baixo no pátio a brincar e não corro para o pé deles.... ( como agora aconteceu). Envelheci.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Virgínia! Acho que está mais desanimada do que envelhecida...Recordo-me de a ver nas fotos em Leeds estava tão bem e com astral bem para cima, mesmo que ao fim do dia estivesse cansada fisicamente. Tem muita "bagagem" e muito valor dentro de si mas não encontra eco correspondente no nosso Portugal plantado à beira mar...Tem de se saber dar a volta. Como pessoa inteligente que é vai conseguir. Nem que seja a começar pela meditação...Olhe, graças a si estou a treiná-la. Sabe-me bem! Beijinhos e obrigada!...

    ResponderEliminar