domingo, 2 de outubro de 2011

Porgy and Bess...

Um dia desses, ao fazer arrumações (e não só) em casa, estar a mudar,a trocar coisas de um lado para o outro deparei-me com a colecção de vinis guardada dentro de um armário e da qual já não se faz uso, com muita pena minha...Faltam apetrechos. Um dos LPs, o que mostra a foto, fez-me lembrar um episódio na minha vida desconcertante e  até hoje me dá amargos de boca:

    Não me lembro como, mas soube que  no Teatro da Trindade ia ser levado à cena  a ópera Porgy and Bess, com um elenco norte americano! Isto poucos anos depois de estar a viver no Continente. Já cá  estou  há  24 anos. Mal conhecia Lisboa e  também pessoas. Portanto, não havia com quem ir, porque alguém tinha de ficar com os meus filhos que eram muito novinhos. Como uma das representações era  de tarde e em pleno Verão, o meu marido  incentivou -me a ir munida de um mapa. Assim fiz e lá encontrei o local. Só que, antes de chegar à porta do Teatro, vi p´lo caminho toxicodependentes a injectarem-se. Nunca tinha visto semelhante coisa, o que me atemorizou, mas  segui sempre em frente.

Por azar e burrice, não telefonei com antecedência para saber o preço dos ingressos nem se haviam. Mal entrei aproximou-se de mim uma senhora que me perguntou se queria bilhete para o espectáculo. Como já não vinha muito descontraída precipitei-me, respondi-lhe que sim e qual era o preço.Quando me disse que custava seis contos (30 euros) mudei de cor, um turbilhão de pensamentos veio-me à cabeça como um flache: fiquei com medo dos drogados quando de lá saísse, depois pensei que seis contos era muito dinheiro, podia comprar coisas que os meus filhos viessem a necessitar. Agradeci  à dita cuja, mais tarde vim a saber ser uma candongueira  infiltrada e que o preço não era aquele. Dei meia volta e  fui embora, acabando por não comprar a entrada para o espectáculo.

Ao  chegar casa , frustrada com o sucedido,e depois de contar o que aconteceu diz-me o meu marido: "Mas que tolice foi essa?...Vais te arrepender para toda a vida ."E riu-se com seu ar de troça. Teve razão! Até hoje ainda me dói não ter visto "Porgy and Bess"! Shit!

Uma das canções da Ópera: (It Ain't Necessarily So)  http://youtu.be/EyqOM6-M96M 
 
A mais conhecida: ( Summer Tiime ) http://youtu.be/MIDOEsQL7lA

NOTA:
Evidente que ao longo dos tempos são vários os cantores e cantoras que  interpretam músicas dessa Ópera. Estes são os meus preferidos,os dos links acima.

4 comentários:

  1. Grande recordação "Summertime" .A Amalia gravou-a. Quando não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sim? A Amália cantava todos os géneros de música na perfeição. São fenómenos raros que acontecem um em cada século...ou mais! Obrigada, sr anónimo.

      Eliminar
  2. Extraordinariamente belo "Summertime". A Amalia gravou-a..
    Vi o "Porgy and Bess" no Trindade. Logo, os preços não teriam sido tão demolidores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sorte a sua! Não sou continental tinha vindo dos Açores há pouco tempo. Agora imagine, fartava-me de ouvir o vinil que está na foto e aparece-me uma oportunidade para ver ao vivo!...Hoje corro Lisboa de lés a lés e nada me amedronta!...Por isso, não trocava a idade que tenho agora pela de outrora...Digo eu...sei lá!
      Obrigada sro ou sra anónimo!

      Eliminar