terça-feira, 15 de maio de 2012

Diferenças e atrasos de vida


Para quem viaja em transportes públicos na Grande Lisboa, com certeza conhece  os cartões  recarregáveis que dão pelo nome,"LISBOA VIVA". Na foto encontra-se o dito cartão, em cor verde. O de cor azul é para viajar nos transportes na cidade de Londres, Inglaterra, quando lá vou. 

DIFERENÇAS:
"LISBOA VIVA": Tem resistência frágil, custa à volta de 0,50€, só é válido por um ano, com sorte dura este tempo, mas o mais certo é não resistir .Caso isto aconteça trocam por outro e sem custos adicionais, na condição de apresentar o talão de compra.Tem de se ter este cuidado, se não... "ardeu"!

Quem vive na Margem a Sul do Tejo,que é a minha experiência, tem de estar munido de vários cartões, como se fosse um baralho de cartas: Um para o COMBOIO, um para o BARCO, um para METROPOLITANO, um para a CARRIS...enfim, uma canseira! Se por exemplo carregar  num dos cartões mais do que uma viagem, para um dos transportes mencionados acima, e pretender viajar noutro, já não dá, fica inviável. Informam-nos que o carregamento não pertence aquela empresa.Todavia têm todos a mesma cara e os mesmos símbolos de transportes.

Algum tempo atrás, apresentei reclamação por escrito à empresa Fertagus (comboio pela Ponte 25 de Abril) expondo todos estes problemas e outros mais. E porque razão não existia um método mais inteligente de se utilizar um único cartão que desse para viajar em todos os transportes, sem ter  o incomodo de comprar viagens cada vez que se tenha de mudar de um para o outro, que é um atraso de vida? Gentilmente responderam-me justificando que as conversações entre empresas  estavam em discussão para melhorar esta situação...Isto já lá vão uns dois anos. Até agora continua tudo na mesma...

"OYSTER": (Londres) material de boa resistência, incluindo uma carteirinha de protecção;custou à volta de 4£. Validade: comprei-o em 2008  e voltei novamente em 2010 duas vezes, mês de Abril e Dezembro,  utilizando o mesmo cartão. Depois disso  emprestei-o a alguém que viajou  para aquela cidade. Creio que, enquanto estiver em boas condições, é vitalício. Não temos de estar em cuidados com recibos e facturas e facturinhas. As máquinas estão programadas para verificar tudo ao milímetro!.. O carregamento, quer no London Underground (M L) ou nos transportes à superfície,(bus) ficam incluídos. Carrega-se para um dia, viajando e mudando de transportes as vezes que forem precisas sem mais salamaleques!





Sem comentários:

Enviar um comentário