quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Mar! (La Mer)


O poema da canção "La Mer", composição que me agrada bastante,interpretado, e muito bem, por Charles Trénet, termina assim:
«O mar
embalou meu coração para a vida»
(La mer

A bercé mon coeur pour la vie)
A mim também me embalou e continua a embalar. O mar , para mim, é companhia .Sempre tive este sentimento e atracção pelas suas águas! Não há como a dos Açores! Ah, não há não!...Não sei explicar, mas não tem igual !...
 Costumo dizer que lugar ou paisagem que não tem água perde muito na sua beleza!...Além disso,estar à beira-mar  é terapêutico. Sempre achei que sim! 
Mais abaixo, após o vídeo, tem um texto que li no Facebook...na página que sigo do dr Jorge Neves (médico) : Confirma o que sempre senti! Por isso, não consta de  grande novidade   o que os cientistas resolveram debruçar -se sobre o assunto. Acredito no que lá está escrito, piamente!  



«ESTAR PERTO DO MAR É BENÉFICO PARA A SAÚDE

Estar e, sobretudo, viver perto do mar é benéfico para a saúde.
A conclusão é de um estudo desenvolvido pela Universidade de Exeter, em Inglaterra, que revela que a proximidade do oceano é capaz de reduzir o stress e de potenciar a prática de exercício físico, tendo efeitos diretos ao nível do bem-estar individual.

Os resultados da investigação foram apresentados pela epidemiologista Lora Flaming, a coordenadora do estudo, durante uma conferência da American Geophysical Union, que sublinha que, se a noção de que estar perto do mar é benéfico para a saúde já é antiga, só recentemente os cientistas começaram a estudá-la aprofundadamente.

Numa das experiências realizadas durante o estudo, adianta o portal LiveScience, os participantes observaram fotografias de oceanos, campos e cidades e foram questionados acerca de quanto pagariam por um quarto de hotel com cada uma dessas vistas. Os cientistas constataram que os voluntários estavam dispostos a pagar mais caso o hotel tivesse vista para o mar.

Lora Fleming, Matthew White e os colegas analisaram, também, dados de censos realizados em Inglaterra para compreender de que forma a proximidade da costa afeta a saúde das pessoas e concluíram que aqueles que viviam mais perto do mar relataram uma melhor saúde e qualidade de vida.»

Sem comentários:

Enviar um comentário