domingo, 30 de março de 2014

A Felicidade.


 Segundo alguns cientistas, os que estudam  o cérebro, concluem que a base do seu mecanismo  não está preparada para a Felicidade! Sim para sua sobrevivência. Que desolação! 
A ver se percebi o que li, numa revista de ciência sobre este assunto delicado:
O Cérebro sobrevive através de dois estímulos essenciais  e universais:  dor e prazer. Dando informações emocionais e necessidades básicas. 
- Nas emocionais diz respeito aos sentimentos negativos e positivos . 
- Nas necessidades básicas: a ingestão de alimentos, água e sexo! Sim, sem sexo acabava-se a espécie, num modo natural. 
Resumindo e concluindo esta parte: Só se nasce para sobrevivência e procriação? Não tem lá muita piada, pois não!


Mas, há sempre quem seja mais optimista e procura outros estudos para nos animar. Além disso, o ser humano é um animal racional e evolutivo. Sim senhor, a Felicidade pode não caber nos mecanismos básicos e naturais do cérebro porém, trabalhando-o ou treinando-o conscientemente pode-se encontrá-La ! Lá num canto da cachimónia, a que dão o nome de neo-cortex , poderá ser fabricada, mesmo que seja por pouco tempo . Não interessa, mas é possível a tal Felicidade!


A Felicidade poderá acontecer através da meditação continuada. Feliz de  quem a consegue!
Ainda, segundo os tais estudos,as pessoas com hemisfério esquerdo mais activo, sorriem mais, recordam mais momentos positivos e têm mais experiências agradáveis do que as  dominadas pelo hemisfério direito. Se assim for estou mais tombada para o hemisfério esquerdo. Porquê? Ai não sei! Não é por fazer meditação, não consigo! 
Comprovou-se cientificamente que as emoções positivas melhoram o sistema imunitário, cardiovascular e endócrino. O bem-estar psicológico favorece a saúde. Mas para isso é necessário que as necessidades básicas estejam satisfeitas. Não é verdade?
Para finalizar, a Felicidade está mais em adquirir experiências do que coisas. Concordo plenamente! Procuro dar sentido à minha vida indo pela procura do conhecimento e não de coisas. Estas são apenas para me dar conforto primário. O resto que vier é lucro!  Como diz uma das minhas amizades...  
  

Sem comentários:

Enviar um comentário