terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mesquinhices nos restaurantes .



Semana passada almocei três vezes fora de casa. O primeiro almoço descrevi no post anterior a este, com algumas reparos sobre a forma como servem os clientes.
Num restaurante em Sesimbra,  pediu-se prato de peixe que veio acompanhado apenas de batatas cozidas. A salada era paga à parte. Além de muito pobre custou três euros. As sardinhas pareceram-me  congeladas. Mas isto até releva-se porque não estavam más! Mas, para um lugar como aquele, em pleno Verão, com um porto de pesca é para admirar. Enfim!...
O que mais me irrita num restaurante é colocarem entradas sem serem pedidas! Mas pronto, lá se comeu os nacos de pão com a tacinha de azeitonas. As "cuvetes" de manteiga e compota não foram tocadas, mas vieram na conta. Acho um abuso dos grandes!...Mais grave foi saber, à posterior, que estas entradas estão na lei...Podem se fazer pagar sem serem consumidas ...Ridículo! Este é o país das leis mal amanhadas ou surreais...!


O terceiro almoço foi em Cacilhas, lugar castiço, numa rua que foi reabilitada e onde não passam carros. Tem  imensos restaurantes  que torna o lugar aprazível. Numa placa bem visível, em frente às mesas do restaurante escolhido, havia o menu do dia chamativo e um preço convidativo. Incluía pão, manteiga, sopa, prato, carne ou peixe,  salada e vinho .O empregado mandou-nos sentar, cheio de gentilezas. Dali a pouco apresenta-nos uns bicharocos num prato, acho que uns percebes, e outras mariquices  sem que fossem pedidas. Também trouxe o caderno do menu onde não se via os pratos do dia. Fez-se esta observação. Meio atrapalhado lá compôs a coisa. Retiraram as entradas "XPTO" e veio a que estava anunciada . No final correu tudo muito bem.Também é verdade! Pergunto: porque razão tomam estas atitudes? Acho esquisito... Posso até ir novamente a este restaurante, mas já fico de pé atrás. É o que ganham!


A EXCEPÇÃO:
 No Seixal há um restaurante que anuncia  um determinado prato do dia. As entradas, a salada e  a bebida fazem parte do preço que está marcado. Assim é que eu gosto! Preto no branco e sem manhas! A primeira vez que vi este sistema foi  a Norte do país. Penso que em Viseu. Bela terra! Este ano estive no restaurante seixalense duas vezes,  Da primeira, como foi na festa de São Pedro, onde aquilo estava à cunha e teve-se de esperar vinte minutos para nos sentar-mos , no final até se pensou  que o empregado se tinha  esquecido da entrada, tal era azafama!  Chamou-se a atenção. Respondeu-nos que nada era separado, estava tudo incluído. Ganhou com isto porque repeti a ida e hei-de lá voltar porque servem bem !... Detesto mesquinhices tão à moda do Sul Continental, num país que se chama Portugal! Quanto mais para baixo pior se torna!...É de lamentar ! Felizmente também existem as diferenças.

2 comentários:

  1. Tem toda a razão, Madalena. A sul é muito pior que a norte, salvo raras excepções. No outro dia tb fui a um restaurante chamado Serra da Estrela no Arrábida shoppping e puserm-me à frente queijo da serrra e presunto divinais. Esusado será dizer que não resistimos e no fim pagámos 12 euros pelas entradas!! É quase o preço dum queijo inteiro!! Fiquei fula comigo própria e nunca mais lá vou!
    Nos outros ou não pôem nada e nós é que pedimos ou pÔem , mas não cobram quando nós recusamos. Mas tb já vi que pôem o mesmo quer sejamos 2 ou 3 e cobram sempre por 3!!!

    Enfim, nascemos num país de aldrabões e somos demasiado subservientes, aceitamos tudo com medo de fazer mossa. Sou muito contestatária e barafusto sempre.... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As coisas têm de mudar através da informação e não se pode ter medos.Algumas empresas funcionam pela intimidação do medo! Aqui em casa temos em mãos uma barafunda com uma operadora de Internet. Uma situação absurda. Se pensam que cruzamos os braços metendo os rabinhos entre as pernas estão mal enganados. Por agora não posso comentar mais nada sobre o assunto. Mas quando estiver resolvido vai sair a público. Até para que outras pessoas não caem em armadilhas. É desconfortante estar sempre de pé atrás com desconfianças, mas é o que temos na nossa cultura...Obrigada, Virgínia. É sempre um gosto !.

      Eliminar