terça-feira, 18 de novembro de 2014

Recantos em Portugal ( Palmela e Azeitão)



No passado Sábado, dia 15 de Novembro, fui a Palmela visitar um local para eventos, acompanhada de pessoas de família. Assim são consideradas por mim! Depois disso foi sugerido dar-mos uma volta até à Vila de Azeitão para tomar  chá e as famosas tortinhas com o mesmo nome do local . Conheço mal ambos os lugares. O primeiro só de passagem e o segundo estive numa visita há pouco mais de um ano numa das suas quintas e adegas de vinhos, especificamente da marca Periquita , passo a publicidade! Como se pode ver na foto acima, o espaço que se escolheu é super agradável ! Até parece uma sala das nossas casas. tal é o bom acolhimento, tanto no espaço como no atendimento requintado! Um pequeno exemplo: O Chá foi servido não em saquetas, mas sim com as folhas das próprias plantas. Escolhi o chá Lúcia-Lima que estava muito bom! Por via familiar tenho os meus conhecimentos e procedimentos sobre esta bebida! Aliás, a palavra chá é proveniente  de plantios restritos: Chá verde, chá preto, chá branco, chá vermelho e pouco mais. Todo o resto são infusões ou tisanas, mas têm-se o hábito de chamar tudo a chás.
Azeitão e Palmela  pertencem à região de Setúbal. O concelho onde tenho a minha residência também  pertence! Que saiba, nas imediações da minha casa desconheço lugares tão aprazíveis e aconchegantes . Por essas e por outras raramente frequento cafés ou coisa que lhe valha .Não há muitos meses, uma amiga convidou-me para tomar café e para dois dedos de conversa, num espaço não a muitos metros do meu prédio. Cheirava tanto a fritos que a roupa que levava teve de ser toda lavada . Da outra vez escolhemos outro lugar, mais ou menos na mesma área, e ficou-se com a impressão que os frequentadores ficavam a ouvir as nossas conversas com tamanha indiscrição, para além de falarem muito alto... Hábito entranhado nos portugueses, sem querer generalizar, pois com certeza ! Em suma, não têm ambiente desejado para o meu gosto. Não é" snobismo", longe disso! Mas não tenho paciência nem aço para aturar certas coisas. Com o avançar da idade isto acentua-se....  

4 comentários:

  1. Também sou um pouco esquisita na escolha de locais para passar o tempo, o ideal para mim são as esplanadas da Foz, onde ninguém se importa com ninguém e até podemos estar de bikini (!) sentadas nas deck-chairs. Infelizmente o tempo não tem ajudado e já há muito que não gozo do mar e da sua proximidade. Aqui no Porto há muitos locais simpáticos, onde conversar, mas na sua maioria ficam no Bom Sucesso junto à Rotunda da Boavista. O tal mercado que foi restaurado tem tido enorme sucesso, mas para mim deveria ter mais mesas, muitas das lojas de comes e bebes só têm bancos altos à roda de mesas altas e detesto ficar empoleirada com os papagaios!!!
    Ouvir as conversas dos outros é agora quase uma obrigação, dado que as pessoas falam ao telemóvel o tempo todo e em voz altíssima, ficamos a saber as doenças todas dos interlocutores, idas aos hospitais, medicamentos que tomam e agruras da vida....mesmo sem querer!!! That's life!!!

    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Eu queria responder, mas Madalena perdi-me entre teu texto e a resposta de tua amiga Virginia!..É uma mulher do norte com certeza ...Que bom é, quando encontramos um local onde nos sentimos como assim dizer, em casa! Eu tento sempre conhecer sítios onde vejo o ambiente ser diferente e agradável aos meus gostos! mas tambem não deixo de ir a cafes que vou há imensos anos e que para mim já faz parte de minha história de vida! Embora com o passar do tempo, nada é como há 25 ou mais anos anos atrás! mas ainda os frequento...se existem melhores? claro que existem! mas não sei explicar faz parte...Gosto sempre de tuas novidades ,do que nos escreves Madalena....obrigada Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tive tempos que gostava ir ao café...Agora não ! Só vou de longe a longe quando se justifica...

      Eliminar